Quais são s causas do ataque de pânico?
Os investigadores ainda não sabem realmente o que causa um ataque de pânico.
O stress, claro, é o principal fator.
De facto, muitos dos ataques de pânico ocorrem muitas vezes aparecem em momentos de grande stress tais como uma mudança de casa ou de localização, um casamento quer seja seu ou de um parente próximo, ter um filho, mudar de emprego ou de poste, stress financeiro, morte dum próximo, um divorcio…
Também existe a causa hereditário que não é totalmente fundada.
De facto, se outros membros da família sofrem de ataques de pânicos, há uma maior probabilidade de que também as possa ter!
Também, se tiver um parente próximo que seja bipolar ou sofra de depressão, isso também pode aumentar as suas chances de sofrer de um ataque de pânico.
No entanto, existem várias doenças físicas e condições que também podem partilhar os mesmos sentimentos físicos que um ataque de pânico.
São eles:
- Prolapso da válvula mitral. Isto é quando uma das válvulas cardíacas não fecha corretamente. Não é uma condição grave, mas deve ser diagnosticada e tratada para evitar mais complicações.
- Taquicardia. Pode sentir um aumento do ritmo cardíaco devido a um ataque de taquicardia. Isto pode ser um sintoma de outra síndrome relacionada com o coração e o seu médico provavelmente sugerirá um ECG para verificar se há ilegalidades. - Hipertireoidismo. Isto também é frequentemente acompanhado com uma perda de apetite e perda de peso. Isto pode ser verificado com um simples exame de sangue e é tratável. O hipertiroidismo é causado por uma tiroide hiperativa. - Hipoglicemia. Uma baixa contagem de açúcar no sangue pode enviar o seu corpo para a sobrecarga enquanto tenta proteger o cérebro e mantê-lo funcionando. Isto também pode ser um precursor da diabetes. Com um simples teste à sua tolerância à glicose, pode verificar isso.
- Uso excessivo de estimulantes. Qualquer coisa que aumente artificialmente a frequência cardíaca, como demasiados cafés e bebidas energéticas, drogas ilegais como a cocaína, ou o uso de anfetaminas pode fazer com que apresente algumas das mesmas características.
- Medicação.
Quando se muda ou deixe-se de tomar uma medicação a longo prazo ou não, pode uma reação física à medida que o seu cérebro se ajusta aos diferentes químicos do seu corpo.
- Depressão. A depressão, ansiedade ou outras patologias psicológicas podem provocar ataques de pânico.
- Stress. As pessoas que vivem vidas stressantes são mais propensas a sofrer de ataques de pânico. À medida que o stress das nossas vidas se torna mais intenso, a pressão aumenta. É um pouco como aquelas panelas de pressão assobiantes que explodem com vapor e barulho quando chegam à temperatura certa.
Quanto mais stress coloca no seu corpo e mente todos os dias, mais perto estás de estar sempre naquele ponto de ebulição.
O nosso cérebro é muito inteligente.
Está constantemente a verificar e a rever para ter a certeza de que temos todas as reações e produtos químicos de que precisamos para viver as nossas vidas.
Está sempre pronto para nos proteger contra o que for nosso inimigo. Assim, o ataque de pânico é apenas o nosso corpo tentando cuidar de nós!
Só porque o nosso cérebro acha que a sua vida ameaça a vida, não quer dizer que seja.
Significa apenas a nossa parte mais primitiva do nosso corpo, a parte que funciona completamente por instinto em vez de lógica ou razão decidiu que precisamos de um pontapé de saída.
Isto pode ser porque vivemos numa montanha-russa constante de stress ou porque algo no nosso ambiente nos lembrou de algo que associamos ao perigo e à necessidade de uma reação de voo ou de luta.
Se voltarmos à nossa panela de pressão assobiando, a maneira mais simples de parar de ferver, deixando todo o vapor e barulho ir é diminuir o calor.
Os nossos ataques de pânico podem ser geridos ou evitados da mesma forma. Tudo o que precisamos fazer é baixar o calor. Mesmo que o stress do dia-a-dia permaneça, podemos aprender a geri-lo!
Pode morrer num ataque de pânico?
Há algumas crenças comuns e infundas que a pessoa que tem ataques de pânico apresenta tais como: o seu coração não aguenta estes ataques de pânico e vai morrer (o coração é o músculo mais forte do nosso corpo e é projetado para ser capaz de ter um aumento rápido); não terá ar suficiente para os pulmões(Muitas pessoas têm dificuldade em respirar bem durante um ataque de pânico mas a verdade é que respira mais ar do que pensa); pode desmaiar (Não vai desmaiar porque o seu corpo está a tentar proteger-te do perigo); nunca vai parar (vai sim: A maioria dos ataques de pânico duram menos de 10 minutos, e certamente não mais do que vinte. Vai passar e as coisas rapidamente voltam ao normal novamente)
Há alguns tipos de alimentos que podem desencadear um ataque.
São eles o açúcar, o álcool e a cafeína.
Estes três não causam o ataque de pânico, mas podem aumentar o seu estado geral de ansiedade, o que pode agravar o problema.
O açúcar. A ânsia por alimentos açucarados ou hidratos de carbono altos, como donuts e bolos, indica frequentemente um problema de dependência do açúcar. Comer açúcar pode fazer com que o ácido láctico se acumule na sua corrente sanguínea. Níveis elevados disto podem trazer um estado de espírito em pânico. Alimentos açucarados precisam de insulina para neutralizá-lo na corrente sanguínea. O corpo liberta grandes quantidades de insulina que reduz a quantidade de açúcar no seu sangue. Isto pode causar um estado de espírito agitado e o seu humor pode balançar à medida que o açúcar sobe e desce. Se você tem uma tendência a sofrer ataques de pânico, é uma boa ideia ir com uma dieta de baixo açúcar.
O álcool. Beber álcool aumenta o ácido láctico no seu corpo, e faz com que os níveis de açúcar no sangue exagerem. Também o impede de tomar decisões fundamentadas ou ver as coisas com calma e desapaixonadamente.
A cafeína. A cafeína pode bloquear a adenosina proteica que regula o disparo de neurónios no cérebro. Esta proteína é a que faz você se sentir sonolento. A cafeína afeta a sua capacidade de iniciar o processo, aumentando o disparo dos neurónios. Isto faz com que o teu corpo produza adrenalina e o aumento da adrenalina pode fazer com que o ritmo cardíaco aumente e aumente o estado de emergência do seu corpo. Isto pode ser o suficiente para o fazer sentir ansioso.
Écrire commentaire