O que é a Síndrome do Impostor?
Sente-se uma fraude?
Então é bem provável que sofre da síndrome do impostor!
A síndrome do impostor é a incapacidade persistente de acreditar que o sucesso de alguém é merecido ou foi legitimamente alcançado como resultado de seus próprios esforços ou habilidades.
A Síndrome do Impostor é a sensação esmagadora de que não merece o seu sucesso!
É uma dúvida constante!
Não importa o quanto trabalhe, não importa o quanto conquiste, ainda se sente como uma fraude. E geralmente, atribui os seus sucessos à sorte e nunca ao talento nato e habilidade profissionais e pessoais que possui.
A síndrome do impostor convence-o puramente que não é digno de sucesso e que não é assim tão inteligente, criativo ou talentoso quanto pode parecer
Não está sozinho!
70% das pessoas já sentiram isso uma vez ou outra e inclusive eu própria!
De fato, milhões de pessoas, incluindo celebridades, desportistas, políticos…sofrem desta síndrome ( Meryl Streep, . Ema Watson, Michelle Pfeiffer, Cate Winslett, Dra. Chan, Chefe da Organização Mundial da Saúde e ganhadora do Prêmio Nobel)
E ainda por cima, esta síndrome maliciosa vem acompanhado do medo de ser exposto como uma fraude em frente dos familiares, amigos, chefes, colegas…
Estas citações de algumas celebridades mostram a tortuosa e sinuosas emoção que é a síndrome do impostor:
- “Ainda acho que as pessoas vão descobrir que não sou muito talentoso. Realmente não sou muito boa. Foi tudo uma grande farsa.” (Michelle Pfeiffer)
- “Às vezes eu acordo de manhã antes de sair para uma sessão de fotos e penso, não posso fazer isso. Eu sou uma fraude.” (Cate Winslett)
- “Já escrevi onze livros, mas cada vez penso:
Oh, vão descobrir agora. Iludi todo mundo e vão descobrir dessa vez!" (Maya Angelou)
A síndrome do impostor foi estudada pela primeira vez pela psicóloga Paulina Rose Clance em 1978. Apesar do nome, não está ligada à depressão, ansiedade ou autoestima. É apenas um sentimento, uma experiência, uma emoção e uma crença limitadoras.
Paulina notou que pessoas bem-sucedidas apesar de se terem esforçado muito para estar aonde estavam acreditavam que o sucesso não era digno delas. Envolve um medo constante de exposição, isolamento e rejeição.
As pessoas que sofrem da síndrome de impostor recebem muitas validações e elogios externos de suas realizações, mas ainda assim, rejeitam tudo isso. Comparam-se constantemente aos outros, acreditando que todos são mais inteligentes, mais talentosas que eles!.
Estudos cientifico demostrarem que nós, as mulheres são afetadas com mais frequência por esta síndrome.
A síndrome do Impostor geralmente ocorre em momentos de sucesso: ter sucesso profissional, promoções no emprego, receber um prémio, abrir o seu próprio negócio ou tornar-se pai ou mãe pela primeira vez.
11 dicas para superar a síndrome do impostor:
1) Aumente a sua autoestima.
Ama-se incondicionalmente. Você é a pessoa mais importante da sua vida. Você é o protagonista da sua vida. Mais ninguém.
Pode fazer tudo o que quer na vida. Aceite o seu sucesso e seja gentil consigo próprio. Não se intimide nem rejeite elogios atribuindo o seu sucesso a fatores externos. O sucesso vem da sua perseverança e coragem. Não vem da sorte! Aceita-se tal como é mima-se todos os dias.
Lê este artigo:
50 Citações e frases inspiradoras para se amar mais.
2) Não se compare a ninguém!
Nem tente ser outra pessoa. Você é maravilhoso e único. Abrace esta diferença todos os dias. A comparação pode ser letal. Ao comparar-se aos outros, a sua autoconfiança diminui.
Geralmente, comparamo-nos a amigos e conhecidos das redes sociais, mas não se esquece que publicam apenas fotos e historias que lhe dão vantagens.
Estas pessoas têm problemas, momentos de fraqueza, infelicidades tais como toda a gente!
Seja autêntica, seja si própria!
Valoriza os seus pontos fortes, qualidades e sucessos e assim, perceberá que tem muito a oferecer.
3) Reúna suas experiências positivas.
É um exercício de coaching que funciona bem. Lista todas as experiências, sucessos, feedback e elogios dos outros positivos que teve ao longo da sua vida. Assim, da próxima vez que alguém o louvar, já se sente merecedor destes elogios e vai o ajudar a aliviar a ansiedade e crenças limitadoras que tem sobre si próprio da próxima vez que a dúvida surgir.
4) Nomeia a sua síndrome de impostor:
Pode-lhe chamar o que quiser. O que importa é o reconhecimento desta emoção na sua vida. Por exemplo, "cujo" que é o cão danado e furioso dum livro de Stephen King do mesmo nome.
Assim da próxima vez que achar que é uma fraude e que o seu sucesso não é merecido, respire fundo e diga para si: É o Cujo que me está de novo a chatear! Vai sentir pouco a pouco mais controlo na sua vida. Vai-se sentir enfim realizado e merecedor de todo o sucesso que lutou para ter. Conscientização é a chave para realizar uma mudança na maneira de pensar e agir.
5) Lute pelos seus objectivos.
Nunca desista dos seus sonhos. Continua a agir apesar dos contratempos. Persiga o seu objetivo implacavelmente! A melhor maneira de vencer a síndrome do impostor é continuar a agir. Se desiste, nunca saberá ao certo onde poderia ter chegado.
A coisa que mais se arrependem as pessoas quando morram, é de não ter lutado de todas as suas forças pelos seus sonhos e objetivos de vida. Não seja uma delas! No fim da sua vida, não tenha arrependimentos!
O mundo precisa de tolos, crentes e inovadores!
6) Não procrastine
Faça já. Comece hoje.
E lê este artigo para não procrastinar!
7 dicas para vencer a procrastinação
7) Não tenha medo de errar e de fracassar.
Errar é humano. E quanto mais fazer erros mais terá sucesso.
Este conceito não é fácil de engolir. Assim vou-lhe dar um exemplo concreto.
São dois vendedores que vendem de enciclopédia que fazem porta a porta. O 1 bate em 30 portas por dia e faz 5 vendas por dia. O emprego não o motiva muito e faz longas pausas.
O 2 visita 100 lares por dia e faz 25 vendas. O 2 não gosta muito do seu emprego também mas motiva-se a ganhar mais comissões. É empenhado e sabe tudo sobre enciclopédias. Este vendedor tem muitos mais fracassos que o seu colega mas ganha muito mais que ele!
Então, muda a sua visão e a sua maneira de pensar! Reformule as palavras fracasso e erro como uma oportunidade de aprender, crescer e evoluir. O importante é tentar. Abrace a incerteza!
8) Afirmações positivas.
As afirmações positivas é uma ferramenta potente de desenvolvimento pessoal e da lei da atração.
Escreve em folhas de papel afirmações positivas sobre si:
“Amo-me incondicionalmente, sou inteligente, sou bonito, sou criativo, sou bem sucedido, sou ambicioso, mereço tudo o que há de melhor, sou responsável…"
Conhece tudo sobre a famosa lei da atração:
9) Não seja perfeccionista!
A perfeição não existe neste mundo.
E a vida seria muito monótono e enfadonho se existisse!
Torna-se realista, vive neste Mundo de imperfeição e está tudo bem!
Pensar que faz as coisas imperfeitas vai minar a sua autoconfiança e vai-se sentir muito infeliz! E imperfeita!
10) Tenha um mentor.
É um conselho do meu coach preferido, Tony Robbins, do seu livro: “poder sem limites” É simples, escolhe uma pessoa que admire e que já foi bem-sucedido no que quer realizar.
Sem não tem ninguém assim na sua zona de conforto, escolhe uma celebridade. E faça tudo o que ele fez, passo a passo. Geralmente estas pessoas de sucesso escrevem um livro ou dão entrevistas para explicar o sucesso deles.
Este conselho é valioso porque vai evitar de fazer muito erros de principiantes!
Leia o famoso livro de Tony Robbins "poder sem limites" (clique aqui)
11) Não tenha medo de falar da sua experiência.
É normal, hesitar em compartilhar o se sentem, pois tem medo do olhar e do feedback que vai receber de outras pessoas. Pensa que apenas vão confirmar que sim, é uma autêntica fraude! Ou pensa que não vai ser compreendido e que o vão tratar de maluco se falar disso para outras pessoas, mas ao contrário, descobre que outras pessoas ao seu redor sentiram o mesmo no passado.
Se gostou, deixe um comentário. Isso me ajudaria muito. Gratidão!
Écrire commentaire