Por que precisa dum plano de desenvolvimento pessoal?
Um plano de desenvolvimento pessoal é a sua orientação para a sua vida e sucesso futuro.
A razão pela qual precisa de um plano de desenvolvimento pessoal é que desenvolver um plano vai ajudá-lo a tomar melhores decisões e a lembrar-se para onde quer ir.
Uma boa preparação aumenta as hipóteses de sucesso e reduz o risco de as coisas correrem mal ao longo do caminho.
Imagina se pedir a um empreiteiro para construir a sua nova casa e diz:
"Não precisamos de um plano, vamos descobrir à medida que avançamos."
Não tolerarias isso nem por um segundo. Então por que tantos de nós passam a vida assim?
Na maior parte do tempo, temos aspirações e sonhos de sonho, mas raramente paramos e pensamos no nosso futuro em detalhe.
Um plano de desenvolvimento pessoal vai ajuda-lo a saber para onde vai e como chegar lá, com detalhes.
Primeiro, vai esclarecer o seu pensamento e saberá exatamente onde quer estar. Além disso, vai dar-lhe paz de espírito à medida que vai na direção certa diariamente.
Os esforços parecerão mais deliberados e as decisões serão mais fáceis, porque terão uma referência clara.
O especialista em desenvolvimento pessoal, Jim Rohn, disse: "Quando olharmos para pessoas bem-sucedidas, quase sempre descobriremos um plano por trás do seu sucesso. É a base do sucesso. Não podia estar mais de acordo.
Como se constrói o seu plano pessoal de desenvolvimento?
Um processo de desenvolvimento do seu plano pode demorar um tempo considerável. Isto é perfeitamente normal e não devemos apressar as coisas. No entanto, é uma boa ideia fixar um prazo na sua mente. Afinal, as tarefas são uma espécie de fluido.
Ao escrever um plano de desenvolvimento pessoal, defina os objetivos que pretende alcançar, como pode melhorar e desenvolver, e desenvolver um plano que o prepare para as tarefas mais importantes do dia que se avizinha.
À medida que envelhecemos, tendemos a instalar-nos na nossa rotina e a perder a curiosidade que tínhamos quando éramos crianças. Nunca deve tornar-se tão dócil que perde a fome para aprender e melhorar. A ignorância nem sempre é felicidade. Estar consciente dos nossos velhos e maus hábitos é a única forma de influenciar realmente a mudança positiva. É importante desenvolver um sentido de consciência pessoal para aumentar o seu conhecimento e compreensão dos nossos pontos fortes e fracos.
O mundo é seu, mas primeiro há crescimento pessoal que tem de acontecer. Ao aprender e aceitar os seus pontos fortes e fracos, pode capitalizar os pontos fortes e trabalhar continuamente para melhorar as fraquezas.
Criar uma lista de verificação para planeamento de desenvolvimento pessoal é a melhor forma de o monitorizar e garantir que está no caminho certo para atingir os seus objetivos finais.
Comece por escrever os seus objetivos com o máximo de detalhes possível. Então anota os teus pontos fortes e fracos.
Em seguida, escreva uma lista de recursos que você tem que pode ajudá-lo no seu desenvolvimento pessoal.
Pode ser workshops, cursos, livros e websites…
Não tenha medo de pedir ajuda aos outros. Pode contactar amigos e familiares, colegas ou até mesmo juntando-se a um grupo dedicado às áreas em que se pretende focar. Aprender com um mentor é a melhor maneira de ganhar experiência e habilidades de vida inestimáveis.
O desenvolvimento pessoal não deve ser uma tarefa assustadora.
Se seguir este guia de plano de desenvolvimento pessoal, descobrirá formas chave para melhorar sem preocupações e sem stress. No entanto, antes de poder implementar um plano, tem de fazer algumas reflexões pessoais e responder a perguntas sobre objetivos pessoais.
Eis algumas questões a desenvolver antes de desenvolver um plano de ação específico:
O que quero fazer da minha vida?
Quais são os meus objetivos e ambições?
O que me impede atualmente de atingir estes objetivos?
Depois de responder a estas perguntas, pode criar um plano pessoal com alguns elementos-chave. Os elementos-chave em que precisa de se concentrar é obter um resultado específico para o que está constantemente a trabalhar, planear e abrir um caminho para o alcançar, estar atento aos obstáculos e compreender a maior motivação por detrás das suas ações.
Plano de Desenvolvimento Pessoal profissional
Ao desenvolver um plano de desenvolvimento pessoal para o trabalho, você precisa se concentrar em objetivos SMART.
SMART significa "específico", "mensurável", "exequível", "relevante" e "limitado pelo tempo". Ao seguir este acrónimo fácil de lembrar, pode melhorar a sua vida pessoal e profissional. Para fazer progressos que possa ver e rastrear, precisa documentar um plano de ação detalhado.
Alguns exemplos de planos de desenvolvimento pessoal para o trabalho incluem respostas às seguintes questões:
O que quero aprender?
O que devo fazer?
De que apoio e recursos vou precisar?
Como vou medir o sucesso?
Seja o mais específico possível com as suas respostas.
Quanto mais preciso for, mais fácil é acompanhar o seu progresso.
Ver o quão longe estás e como o teu trabalho duro compensa vai dar-te um impulso de confiança e uma sensação de realização.
Fora do espaço de trabalho, é importante também focar-se em determinados objetivos pessoais. Tal como o plano de trabalho, o plano pessoal exige que se concentre nos pontos-chave para atingir os seus objetivos.
Aqui está um exemplo de um plano de desenvolvimento pessoal:
Quais são os objetivos importantes que pretende atingir?
Qual é o seu prazo?
Quais são os seus maiores pontos fortes?
Quem ou quais são as maiores ameaças?
Este modelo inclui seis passos principais que o ajudarão a tomar medidas e a medir o seu progresso.
Passo 1: Escreva uma lista dos dez objetivos mais importantes que gostaria de alcançar.
Passo 2: Escreva qual destes dez é mais importante para si e porquê.
Passo 3: Escreva um calendário específico para atingir o seu objetivo.
Passo 4: Reparem nos seus pontos fortes e fracos.
Concentre-se em cerca de três de cada um, em seguida, escreva como os seus pontos fortes podem ajudá-lo a alcançar este objetivo e como planeia superar essas fraquezas.
Passo 5: Escreva as ações que precisa de tomar para atingir o seu objetivo. Estas podem ser coisas que precisa de adicionar à sua rotina diária, bem como coisas que precisa de eliminar. Isto vai ajudá-lo a alcançar cada objetivo mais rápido.
Passo 6: Este passo é usado para marcar o seu progresso. Escreva o que funcionou bem, o que conseguiu, o que ainda precisa de melhorar, e que habilidades ou conhecimentos adquiriu ao longo do caminho.cc
Pode gostar destes artigos sobre planeamento de desenvolvimento pessoal:
Como libertar o seu pleno potencial?
15 dicas excecionais de coaching.
25 dicas para aumentar o seu QI
Como se livrar de crenças limitantes?
Deixe um comentário, obrigada! isso me ajudaria muito. Gratidão!
Écrire commentaire